Perigos da intoxicação com monóxido de carbono
O monóxido de carbono é um gás inodoro, sem sabor e incolor, é ainda mais perigoso, pois tais características dificultam a sua identificação em caso de vazamentos, extremamente tóxico, sendo classificado como um asfixiante químico. Tanto pessoas quanto animais estão sujeitas a envenenamento por esse gás.
Apesar de expiramos o dióxido de carbono e que o mesmo está presente na atmosfera, em cerca de 400 ppm, o nível de segurança máxima é 5000 ppm (0,5%) e 3900 ppm (NR 15). O CO2 apresenta um risco significativo, sobretudo porque o gás é mais pesado que o ar e acumula em níveis baixos e por não tem cor, nem cheiro e não ser inflamável é muito difícil ser detectado. Há algum grau de risco, em lugares lotados, mal ventilados, e este problema é muitas vezes agravado pela deficiência de oxigênio.
Ao elevar essa concentração para 400 ppm, a inalação de monóxido de carbono pode causar fraqueza, tontura, fortes dores de cabeça e vômito e acima dessa quantidade, a intoxicação pode levar a sintomas mais graves, como convulsões, alteração do ritmo cardíaco, dificuldades na respiração, intoxicação do sistema nervoso central e morte.
Geradores de monóxido de carbono: Respiração em locais pouco ventilados, motores a combustão, queima de carvão, madeira e outros materiais inflamáveis.
Risco de gases inflamáveis:
As condições necessárias (elementos) para que ocorra uma combustão são descritas no triângulo do fogo. Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
Combustível: É tudo que é suscetível de entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, etc.). Em termos de gases os hidrocarbonetos são os mais frequentes.
Comburente: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão (o oxigénio é o principal comburente).
Calor: é a temperatura de ignição, que é a temperatura acima da qual um combustível pode queimar.
Explosão por vazamento de gás deixa feridos.
Forte explosão causada por um vazamento de botijão de gás.
Explosão em hotel de luxo em Guarujá causa susto e pânico
Vazamento de gás aconteceu na tarde desta segunda-feira.
Vazamento de gás causa explosão em prédio - 3:44
Vazamento de gás dentro de um prédio causa explosão e deia pelo menos dez imóveis completamente destruídos.
Raphaela Moreira
Gerente Comercial
contato@detects.com.br
Aponte a câmera do seu celular e registre nosso contato na agenda!